A GESTÃO AMBIENTAL COMO SUPORTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA INDÚSTRIA GOIANA
2003-11-14
RESUMO: A população ao constatar que o planeta Terra vem sendo vítima de grandes agressões mobilizou-se em ações que buscam sua preservação e conservação. Desenvolveu programas de gestão ambiental e exige que a contabilidade forneça informações comprometidas com a continuidade e com o desenvolvimento sustentável da empresa, incorporando em suas análises econômicas os resíduos, os bens, o dano e a melhora ambiental.
O presente estudo buscou identificar o nível de comprometimento das indústrias goianas com o meio ambiente e sua capacitação para adotar procedimentos contábeis que mensurem esta interação. Pesquisou se as indústrias goianas utilizam-se de um sistema de gestão ambiental; as que conhecem, estão implantando e as que já implantaram as normas de rotulagem ambiental (ISO 14000 ou similar); as que tem projetos ambientais formais; as que provisionam o passivo ambiental; as que tem seguros contra poluição ambiental súbita; as que calculam seus custos.
Utilizou-se de uma Pesquisa Qualitativa, Exploratória-Descritiva e Aplicada, patrocinada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG, aplicada pelo Instituto Euvaldo Lodi - IEL, em 90 empresas, no mês fevereiro de 2002, escolhidas de forma aleatória e estratificada.
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos –RS).
Autor: Antônio Manoel Rezende de Carvalho.
Contato: Mestrado em Ciências Contábeis (51) 591-1122.