SAL AINDA É USADO PARA DESOBSTRUIR RUAS NO INVERNO ALEMÃO
2003-11-13
Por Mariano Senna da Costa, de Berlim
Líder entre os países ricos em preservação da natureza, a Alemanha ainda mantém procedimentos nocivos ao meio ambiente. Um dos mais comentados atualmente é a utilização de sal (cloreto de natrium) para a desobstrução de ruas e caminhos bloqueados pela neve. Segundo pesquisadores o produto é tóxico para plantas, insetos e pequenos animais, incluindo os domésticos. — O problema se agrava mais pelo uso exagerado, diz o químico Rudolf Behm. Segundo a Secretaria de Transito de Berlin cerca de 3.000 toneladas de sal são usadas a cada quilometro de estrada durante o inverno. Pesquisando a assunto na Faculdade de Eberswalde desde a década de 60, Rudolf foi um dos primeiros a apontar os efeitos da prática. — A situação já foi pior, pois décadas atrás era usado o cloreto de magnésio, conta o pesquisador. Mesmo com a mudança da substancia empregada, para o ambiente urbano o problema permanece, avisa Behm.
Nos últimos oito anos ele continuou a pesquisa, colhendo amostras do solo, analisando animais mortos e observando árvores. Hoje está certo de que o cloreto de natrium também é mortal, pelo menos para as árvores. — Elas se inclinam e perdem as folhas antes do tempo, o que representa um lento começo de morte, diz o químico baseado no resultado de um dos trabalhos realizados por alunos na cadeira de Utilização da Terra e Proteção à Natureza, dada por ele em Eberswalde.
Rudolf Behm só não consegue entender porque as autoridades alemãs não fazem como austríacos, eslovacos ou finlandeses. Nesses países, onde há mais neve e frio que na Alemanha, o tráfico é garantido sem o uso de sal.