UM QUARTO DOS ALEMÃES COM 15 ANOS FUMA DIARIAMENTE
2003-11-11
Os alemães estão particularmente preocupados com a cultura do tabaco. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Münster entre 1995 e 2000 mostra que um quarto dos seus jovens na faixa etária dos 15 anos fuma regularmente. O resultado foi obtido a partir de 4.000 entrevistas aplicadas em estudantes de 35 escolas com idades entre 12 e 15 anos. O que mais preocupa é que o número de fumantes jovens dobrou desde a primeira pesquisa do tipo realizada em 1993.
Segundo os autores do trabalho, os epidemiologistas Wasim Maziak und Stephan Weiland, a publicidade é a grande responsável por esse aumento. — As propagadas e todo material de divulgação dos cigarros tem cada vez mais apelos para jovens e é importante considerar também a influencia que os amigos e colegas já fumantes tem sobre eles, explicam os cientistas.
Dados das instituições médicas alemãs indicam que 140 mil pessoas morrem por ano só na Alemanha, em virtude dos problemas causados diretamente pelo tabagismo. Os gastos do setor de saúde não são precisos, mas nada até o momento parece ter sensibilizado o governo de Berlin para mudar sua diretriz de manter a permissão para a propaganda de cigarro. Hoje mesmo sendo proibida na televisão aberta, a publicidade tabagista pode ser vista principalmente na mídia de rua e no cinema. (M.S.C)