SECA IMPÕE RODÍZIO DE ÁGUA EM 5 MUNICÍPIOS
2003-10-09
A estiagem que atinge São Paulo levou o governo estadual a decretar rodízio de água em cinco municípios da região metropolitana. A partir do dia 15, cerca de 440 mil moradores das cidades de Cotia, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista ficarão 36 horas com água e 36 horas sem o abastecimento, devido ao baixo nível dos reservatórios. Os hospitais destas cidades ficarão fora do rodízio ou contarão com a chegada de caminhões-pipa para garantir o fornecimento.
O racionamento irá atingir as regiões atendidas pelo sistema Alto Cotia e parte do sistema Guarapiranga. O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, explicou que o sistema Alto Cotia é o que está em situação mais crítica, com apenas 8% do volume do reservatório operando. Ele enfatizou que, se as chuvas voltarem com índice médio histórico, o abastecimento será regularizado.
A Sabesp atende 27 milhões de pessoas em 366 municípios do Estado. Deste total, 9 milhões são abastecidos pelo Sistema Cantareira, na Região Metropolitana. Segundo Arce, as chuvas de ontem atingiram o eixo norte da Região Metropolitana, melhorando a situação do sistema Cantareira.
(GM/Gazeta do Brasil11)