EMPREGO DE SOLOS ARGILOSOS E DE REJEITOS SÓLIDOS DA MINERAÇÃO COMO TAPETES E SELOS IMPERMEABILIZANTES EM ATERROS SANITÁRIOS E INDUSTRIAIS
2003-07-25
RESUMO: O Projeto de Tese objetiva estabelecer os procedimentos adequados, para o armazenamento de resíduos sólidos resultantes de atividades: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Tais procedimentos permitem preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente. Neste trabalho, são caracterizadas as propriedades geotécnicas e geoquímicas de solos argilosos e de rejeitos sólidos, procedentes da industria mineral. Tal caracterização possibilita utilizá-los como impermeabilizantes em Sistemas de Contenção de Resíduos Sólidos. A fase experimental, deste trabalho, emprega, fundamentalmente, um permeâmetro de parede flexível. Neste permeâmetro, instalado no Laboratório de Geoquímica Ambiental/UFRGS, são executados os ensaios de condutividade hidráulica com chorume, percolado e lixívia ácida/corrosiva. O equipamento é adequado às análises de corpos de prova dos materiais finos. Um estudo mineralógico e geotécnico, das amostras, precede a montagem do corpo de prova. Este é analisado após a execução do ensaio, a fim de verificar as modificações estruturais e dos seus componentes. Ademais, o chorume é avaliado quali-quantitativamente, antes e após a execução deste ensaio.
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Autor: Doutorando: Renato A.C. Dresch – geólogo.
Orientador: Prof. Dr. André Jablonski – geólogo.
Co-orientador: Prof. Dr. Adriano V.D. Bica – Eng. Civil.
Contato: (51)3332-0628.