SAÚVAS JARDINEIRAS RECUPERAM FLORESTA
2003-07-14
Conhecidas vilãs de plantações pelo Brasil inteiro, as saúvas podem ajudar na recuperação de áreas degradadas na Amazônia. A constatação é de um grupo de pesquisadores do Pará.
Apesar de comerem de 12% a 17% da produção anual de folhas das florestas, as formigas cortadoras podem ter um importante papel na recuperação da vegetação, já que cavam grandes buracos e neles depositam matéria orgânica, enriquecendo o solo com nutrientes importantes.
A esperança de recuperação se concentra no fato de que esse tipo de formiga prefere morar justamente em áreas jovens de floresta ou em pastos abandonados após o desmatamento.
Muitas espécies de planta pioneira têm aparecido sobre ninhos de formiga em pastos abandonados. A equipe estudou ninhos de formiga da espécie Atta sexdens (conhecida como formiga-limão) e sua interação com a vegetação ao redor. Os resultados levam a concluir que os formigueiros profundos (de até 6 m) aumentam a porosidade do solo, facilitando a penetração das raízes, e fazem crescer a quantidade de nutrientes como nitratos e derivados de fósforo e potássio.
Nas áreas perto dos ninhos, as raízes das plantas cresceram até 50 vezes mais que em regiões próximas, em que não havia formigas. (FSP/A15, 12/07)