CATAR LIXO É PROFISSÃO E DÁ LUCRO EM SALVADOR
2003-05-21
Os últimos dias de maio e o início de junho prenunciam tempos de otimismo para dezenas de ex-badameiros (catadores de papel). Pelo lado governamental, há uma série de propostas que terão seu ponto alto com a inauguração da Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis, no Dia do Meio Ambiente. Por outro lado, ONGs apóiam catadores de lixo que vão inaugurar uma cooperativa no próximo dia 30. Dão uma prova de que governo e ONGs podem trabalhar juntos pela promoção da cidadania.
Desde 1997, por iniciativa da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), os humanos foram tirados do lixão e encaminhados a programas educativos e profissionalizantes.
A Universidade Federal da Bahia e outras instituições contribuíram com projetos de reaproveitamento e reciclagem de entulho. E a unidade criada com apoio da Secretaria Estadual de Combate a Pobreza vai utilizar o entulho reciclado para a construção de casas populares e conserto de calçadas e estradas urbanas.
No próximo dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, será inaugurada a Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis.
(A Tarde, 20/05)