A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO GERENCIAL VISANDO A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA GESTÃO PÚBLICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
2003-03-26
RESUMO: A preservação ambiental é uma preocupação mundial onde empresas e governo estão procurando conciliar o avanço tecnológico e o crescimento urbano com a qualidade de vida da população. A gestão de resíduos sólidos acumula novos desafios e precisa estar adequadamente preparada para suportar essa nova realidade. O estabelecimento e a manutenção de um sistema gerencial que dê suporte ao planejamento e desenvolvimento de qualquer organização, requer como instrumento imprescindível a estruturação de um sistema de informação gerencial. A existência no Departamento Municipal de Limpeza Urbana de indicadores de desempenho é essencial à gestão porque possibilita medir os níveis de eficiência dos outros impactos estão gerando e suas tendências. Os custos são determinados com base nos valores empenhados, por serem considerados os mais corretos para futuras comparações com o orçamento. O orçamento é um instrumento legal utilizado pela administração pública para evidenciar a política econômica-financeira, que tem por objetivo avaliar os custos para a execução dos projetos e atividades planejadas. Este trabalho procura demonstrar de que forma um sistema de informação gerencial articulado auxilia a gestão pública dos resíduos sólidos. Reiteramos que o uso estratégico das informações financeiras vai contribuir à administração implementar ações que visem garantir a sustentabilidade econômico-financeira da gestão.
Instituição: Departamento de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre-RS.
Autores: Sílvia Cristina da Silva Araújo, Elisabeth Toledo Onofrio, Maria da Glória dos Santos Oliveira e Adriana Rocha Rehm.
Contato: (51) 3289-6916 ou e-mail silvia@dmlu.prefopoa.com.br