EXPERIÊNCIAS DE CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO EM RESÍDUOS SÓLIDOS E EM LIPEZA URBANA: O CASO DO DMLU EM PORTO ALEGRE
2003-03-11
RESUMO: Os rumos da sociedade anual que a globalização e o neoliberalismo estão levando-a percorrer exige que inúmeras atitudes sejam revistas e avaliadas. A problemática da gestão e os sistemas que se fundamentam em excelência e em qualidade são inovados quase que diariamente. Quando, entretanto a referida organização é uma autarquia pública e municipal as questões se complexificam, exigindo que o modelo de gestão adotado adapte e traduza as demandas das empresas privadas e a competitividade do mercado às particularidades do setor público. O presente trabalho é um relato da experiência do DMLU na construçã e no desenvolvimento de um modelo de gestão próprio. Este modelo está calcado na participação dos servidores, na mínima utilização de recursos financeiros e no incentivo ao capital intelectual interno, buscando ser um referencial para aquelas instituições que pelas mesmas diversidades que o Departamento passa queiram dividir preocupações e buscar caminhos alternativos que não, os apontados pelo neoliberalismo.
Instituição: Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre-RS.
Autores: Gisane Gomes, Mirna L.Rosa, Arceu Rodrigues, Adriana Rehm, Moisés Waismann, Carlos Chagas, Eduardo Fonteles, Franco Marques, Régis G. dos Santos, ronimar S. del Pino, Zulma Lentino e Zurimar Scudiero.
Contato: (51) 3289.6916. Fax (51) 3289.6999 ou e-mail: gisane@dmlu.prefpoa.com.br