CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES DOS MUNICÍPIOS DE CRICIÚMA, IÇARA E NOVA VENEZA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
2003-03-07
RESUMO: A limpeza urbana das cidades de Criciúma, Içara e Nova Veneza é de responsabilidade das administrações municipais, desde a coleta até o seu destino final. Os três municípios estudados produzem cerca de 3.469,80 ton/mês, sendo cerca de 116,56 ton/dia, com uma geração per capita de 0,552 kg/hab/dia. Efetuou-se o estudo de composição gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Criciúma, Içara e Nova Veneza, para contribuir na otimização dos serviços, de pessoal, tempo, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e/ou disposição final, identificando os diversos tipos de resíduos produzidos, para melhor escolha dos modelos de coleta de resíduos sólidos urbanos domiciliares adequados à realidade dos seus diversos bairros. Efetuou-se a análise de geração energética, que indicou uma quantidade de calor desprendida durante a combustão de 1 (um) quilo de resíduos sólidos, verificando-se que a média do poder calorífico (2.535 kcal/kg) das amostras deste estudo está, por exemplo, acima do potencial calorífico da cana-de-açúcar.
Instituição: Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Instituto de Pesquisa Ambiental e Tecnológica - IPAT, 2002.
Autores: Mário Ricardo Guadagnin, Guilherme Queiroz, Marcos Bianchini, Salésio Nolla.
Contato:mrg@unesc.rct-sc.br / (48) 431-2668.