APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA ÁGUA DE COCO VERDE COMO SUBSTRATO AGRÍCOLA 1: PROCESSO DE OBTENÇÃO DO SUBSTRATO
2003-02-20
RESUMO: O crescente consumo de coco verde tem se tornado preocupante diante da grande geração de resíduos sólidos (casca de coco verde). O desenvolvimento de alternativas de aproveitamento da casca de coco verde possibilita a redução da disposição desses resíduos e proporciona uma nova opção de rendimento junto aos sítios de produção. Contudo, um dos principais entraves para o desenvolvimento da tecnologia de aproveitamento deste material residual é a inexistência de equipamentos que permitam processar os grandes volumes de casca e produzir um material particulado com características adequadas a um substrato agrícola. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um conjunto de máquinas capazes de produzir pó de casca de coco verde, visando sua aplicação como substrato agrícola, especialmente no cultivo de flores e hortaliças.
Autores: Morsyleide de Freitas Rosa, Fred Carvalho Bezerra, Ana Keli Lisboa Brígido, Raimundo Vitoriano Correia Neto e Gustavo Xavier Maia.
Instituição: Embrapa Agroindustrial Tropical
Contato: (85) 299-1846, e-mail: morsy@cnpat.embrapa.br