QUALIDADE DE VIDA
Instituto firma parceria com AMCOBETI para fornecimento de fossas biodigestoras para comunidade do Cocais
O Instituto CENIBRA doou materiais para construção de 12 fossas sépticas na região de Cocais, sendo: 2 em Cocais das Estrelas (Antônio Dias) e 10 em São José de Cocais (Coronel Fabriciano). No dia 9/7, será realizada uma reunião com todos os beneficiados para verificação das instalações, orientações sobre a utilização e manutenção. A iniciativa é uma parceria do Instituto com Associação Cultural dos Moradores de Cocais, Bertoldos e Timirim (AMCOBETI).
“Como presidente da Associação Cultural dos Moradores do Cocais, objetivando preservar o patrimônio histórico e o meio ambiente, parabenizo ao Instituto Cenibra pela parceria na execução do Projeto de Instalação de Fossas Sépticas Biodigestoras. Em nome da comunidade ressalto a importância social do projeto na melhoria da qualidade de vida das pessoas, investindo na saúde da população. São 12 famílias beneficiadas com atendimento direto de 40 pessoas domiciliadas nos municípios de Antônio Dias e Coronel Fabriciano”, afirma Ederson Martins Caldas, Presidente da AMCOBETI.
A falta de água tratada e de esgoto sanitário provocam diarreia, hepatite, salmonelose e cólera. A fossa séptica biodigestora, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares. A estrutura construída nas comunidades segue o modelo da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Histórico
O processo de biodigestão de resíduos orgânicos é bastante antigo, sendo que a primeira unidade foi instalada em Bombaim, na Índia em 1819; na Austrália uma companhia produz e industrializa o metano a partir de esgoto desde 1911. A China possui 4,5 milhões de biodigestores que produzem gás e adubo orgânico, sendo que a principal função é o saneamento no meio rural (http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/juliano/biodiges.html#6). Mais informações: http://www.cnpdia.embrapa.br/produtos/fossa.html