Nesta sexta-feira, 15/5, no Parque de Exposições de Peçanha, a CENIBRA participará da FAGRIFAM - Festa da Agricultura Familiar. Na ocasião, o Técnico de Relações Institucionais, Júlio Madeira, apresentará os aspectos socioambientais da CENIBRA e a importância de parcerias para a promoção da cidadania e desenvolvimento social sustentável.
Cenário
Estudos estimam que mais de um terço da humanidade corresponde a estabelecimentos rurais, onde 800 milhões com hortas urbanas, 190 milhões de pequenos pecuaristas e mais de 100 milhões de pescadores, juntos produzem cerca de 70% dos alimentos no mundo.
No Brasil, o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que os agricultores familiares respondem por 84,4% dos estabelecimentos do país, ocupam 24,3% da área cultivada e empregam 74,4% da mão de obra do setor agropecuário. A cada dez empregos no campo, sete vem da agricultura familiar. Mesmo com pequena disponibilidade de área cultivável, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da mandioca, 70% do feijão, 59% dos suínos, 58% do leite, 50% das aves, 46% do milho e 34% do arroz, dentre outros produtos. A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, com a diversificação de cultivos, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético. O PIB (Produto Interno Bruto) da agricultura familiar é responsável por 32% do agronegócio brasileiro.
Segundo o último Censo do IBGE 2010, o PIB de Peçanha é de R$ 73.533,00. Deste total, o segmento agropecuário participa com R$ 40.034,00, o que equivale a 54,44% do PIB do Município. De acordo com este mesmo censo, o município conta com 1.147 estabelecimentos rurais, sendo que 927 desses estabelecimentos são de agricultores familiares.
Parcerias
Por meio de contratos de parceria rural com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, a CENIBRA disponibiliza áreas de cultivo aos pequenos produtores. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).
Atualmente, o Instituto CENIBRA mantém áreas em quatro municípios (Belo Oriente, Ipaba, Santana do Paraíso e Virginópolis). São cerca de 250 hectares que beneficiam aproximadamente 300 famílias através do plantio de hortaliças, milho e feijão.