MG - Na quinta-feira, 4/12, no horário de 8 às 16h30, em Belo Oriente - Minas Gerais, será realizado o Seminário do Projeto de Parcerias com Apicultores. O evento busca promover a discussão de assuntos de extrema relevância para continuidade do Projeto do Instituto Cenibra, como: Segurança de Trabalhadores Florestais na interação com apiários; gestão de apicultura; apiários clandestinos; roubo, depredação, limpeza e sinalização de apiários. Além de representantes das Associações de Apicultores, estarão presentes Prefeitos, representantes de outras empresas e da Polícia Militar de Minas Gerais.
Há mais de 10 anos, o Instituto CENIBRA mantém contratos de parceria rural com as associações de apicultores dos municípios de atuação, permitindo o acesso e uso de áreas de florestas nativas e próximas a plantios de eucalipto para instalação de apiários. O projeto possui grande significado social, econômico e ambiental, pois cria novos postos de trabalho que geram renda alternativa, além de contribuir de forma efetiva para a conservação da natureza.
Atualmente, 13 associações de apicultores integram o projeto, beneficiando cerca de 500 produtores. Parte da produção é repassada a entidades assistenciais dos municípios. A iniciativa conta com o apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).