Minas Gerais - Nesta semana (1º/10), foi realizado o Encontrão do Projeto de Educação Ambiental Escola de Vida. O evento reuniu cerca de 100 professores da rede pública de ensino de Periquito e Belo Oriente (MG), na Casa de Hóspedes da Cenibra. Durante o encontro, os professores, que participaram de edições anteriores do projeto, apresentaram os trabalhos que têm desenvolvido junto aos alunos para promover a educação ambiental. As iniciativas visam integrar e instigar os estudantes de forma a possibilitar consciência crítica e comportamento sustentável no manejo dos recursos naturais.
O objetivo do Escola de Vida é disseminar a consciência ambiental e a valorização da natureza. Desenvolvido desde 1996, juntamente com a Fundação Relictos, o Projeto consiste na capacitação de professores do 1º ao 6º ano das séries iniciais do ensino fundamental das escolas localizadas nos municípios de atuação da CENIBRA, ao longo de um ano, por meio da discussão e desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e métodos de sensibilização e divulgação junto aos estudantes. O Projeto é desenvolvido em módulos com temas distintos, que são realizados, durante o ano sob a forma de seminários. Dentre os temas abordados estão: Os seres vivos em seu próprio direito; Ecologia e Saúde Integrais; Ecologia do Cotidiano: A escola e a comunidade; Ética e direitos humanos; Água, mudanças climáticas e biodiversidade; Aspectos Ambientais, Econômicos e Sociais do Cultivo do Eucalipto.
Nos últimos 18 anos, foram capacitados cerca de 2 mil professores de 350 escolas sediadas nos municípios onde a CENIBRA atua.