A destruição ocasionada pelos incêndios é lamentável. Compromete a camada orgânica do solo, propicia o surgimento de erosões, reduz a resistência das árvores, mata animais ou destrói o habitat natural, danifica propriedades, além de causar danos à saúde do homem.
Em Minas Gerais, a CENIBRA iniciou nesta semana, a campanha anual de combate a incêndios Florestais. Durante os próximos meses, são intensificadas as ações educativas junto às comunidades, para conscientizar a respeito da preservação ambiental e combate aos incêndios florestais.
Informações do Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios, de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revelam que o índice de ocorrências em Minas Gerais está acima da média dos últimos anos. O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, atividades pelas quais o Instituto Estadual de Florestas (IEF) é a instituição responsável. O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais, especialmente o Comando de Rádio patrulhamento Aéreo (Corpaer), através de um convênio firmado entre as duas instituições em 1993. O Previncêndio possui diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico.
A CENIBRA disponibiliza para as comunidades um telefone gratuito para receber informações sobre incêndios florestais: 0800 283 1291. Após receber a ligação, uma equipe da Empresa verifica a veracidade das informações e toma as devidas providências. Com uma equipe sempre pronta a prevenir ou combater qualquer sinal de incêndio, a CENIBRA reforça seu compromisso em proteger o patrimônio florestal ecológico. As torres de observação da Empresa são também importantes instrumentos para a prevenção e o controle dos incêndios. Para a identificação do local do incêndio, o torrista usa um binóculo, um rádio de comunicação e um goniômetro (aparelho usado para a determinação da direção do fogo).