FOMENTO FLORESTAL
Hoje, 4/6, às 19 horas, no Parque Ecológico de Itabirito (MG) será realizada a solenidade de entrega do 1º Prêmio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal. Na ocasião, a CENIBRA será agraciada com o prêmio de Empresa destaque no estabelecimento de parcerias de Fomento Florestal no Estado de Minas Gerais. O Prêmio é iniciativa no Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal.
O Programa Fomento Florestal teve início em 1985, tendo como parceiro o IEF e ao longo destes 30 anos, tem proporcionado alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural. A Empresa possui cerca de 1.000 produtores parceiros localizados em 89 municípios de Minas Gerais, totalizando 26.286 ha de efetivo plantio.
A iniciativa implanta florestas comerciais em áreas não aproveitáveis para a agricultura ou para a pecuária. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, o Fomento Florestal, também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo liquidez financeira do empreendimento.
A preservação ambiental é um dos pilares do Programa e desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local. Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria, com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. A estruturação de um manejo sustentável para florestas plantadas é fator estratégico para garantir o suprimento de produtos de origem florestal para a sociedade.
As árvores plantadas são uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. O Brasil possui 7,2 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de painéis e pisos de madeira, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa. Além de fornecer produtos ambientalmente corretos, as árvores plantadas ajudam o reduzir o desmatamento, recuperam áreas degradadas e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção. Os cultivos para fins industriais são realizados de acordo com princípios de manejo florestal sustentável que visam a reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno dos plantios e das fábricas.