Hoje, 27/5, foi realizada mais uma etapa do Projeto Comunidade em Ação - Geração de Trabalho e Renda, desenvolvido por meio de uma parceria do Instituto CENIBRA, UnilesteMG e Associações Comunitárias. A reunião de sensibilização foi realizada com cerca de 40 artesãs do distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura); na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Belo Oriente e Governador Valadares (SINTICEL/BO-GV), em Belo Oriente.
O objetivo do projeto é diagnosticar as necessidades e potencialidades das comunidades para desenvolver projetos para geração de trabalho e renda de acordo com o perfil de cada uma. Para a comunidade de Belo Oriente, está em estudo a aplicabilidade de subprodutos do processo de celulose, para a composição dos artesanatos.
A dinâmica do trabalho desenvolvido compreende a sensibilização e verificação das expectativas das artesãs, a disponibilidade e aplicabilidade da matéria-prima, a organização da atividade e do processo produtivo, consolidação de associação representativa, comercialização e sustentabilidade da iniciativa.
“Trabalhamos com o foco em promover a geração de trabalho e renda de forma efetiva, contínua e adequada ao perfil socioeconômico das comunidades, identidade cultural e patrimônio ambiental. Esta iniciativa possivelmente será implantada em outros municípios de atuação”, afirma Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto CENIBRA.