INIMIGO NATURAL - Controle e sustentabilidade
Um inseto com pouco mais de 2 milímetros, conhecido como percevejo bronzeado do eucalipto, vem causando danos a essa cultura em várias empresas florestais, inclusive da CENIBRA, onde foi detectado pela primeira vez em 2008. Como ele é natural da Austrália, uma praga exótica, portanto, não tem inimigos naturais no Brasil. Ou melhor, não tinha. É que uma vespa, também diminuta e australiana, tem um hábito no mínimo curioso e altamente benéfico para o controle natural: ela bota seus ovos dentro dos ovos do percevejo, interrompendo seu desenvolvimento. Em vez filhotes de percevejo, nascem filhotes de vespa.
Conforme relata o especialista Alex Giovanny de Barros Medeiros, da Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento Florestal, com o aumento do comércio internacional e do trânsito de pessoas entre os países, as pragas exótica tornaram-se mais frequentes. É o caso do percevejo bronzeado, um inseto que suga a seiva das folhas, deixando-as com uma coloração inicialmente prateada e posteriormente marrom - daí o seu nome popular. Em casos mais severos, leva à queda das folhas. Esses danos causam perdas importantes para a produtividade dos plantios, o que torna necessário o controle.
Em busca de alternativas, foi estabelecida parceria com o IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, para a importação, criação e a liberação no campo do inimigo natural do percevejo bronzeado do eucalipto, a vespa australiana. Ela é reconhecida até agora como a forma mais sustentável e, a longo prazo, mais eficiente de controle dessa praga.
Após todos os trâmites legais e técnicos exigidos pela legislação brasileira para a importação de um inseto, foram iniciadas as criações do inimigo natural, que culminou com a primeira liberação nas áreas da CENIBRA, em setembro passado. Esta liberação inicial ocorreu no Projeto Córrego do Brejo, localizado na regional Rio Doce, até agora a mais afetada pela praga. Foi uma liberação tecnicamente chamada de inoculativa, para o estabelecimento do inimigo natural no ambiente. Posteriormente, serão realizadas avaliações de campo para avaliar a presença natural da vespa atacando os ovos do percevejo bronzeado do eucalipto.