No dia 18/8, às 10 horas, na Casa de Hóspedes da CENIBRA, acontecerá o encontro da Rede de Percepção de Odor (RPO). Após o encontro de análise de resultados e alinhamento de procedimentos, os participantes assistirão a uma apresentação do grupo Santinhas do Pau Oco.
A RPO da CENIBRA conta com um grupo de participantes voluntários, num raio de 42 km em relação à fábrica, servindo de base para as ações gerenciais voltadas à geração e controle das emissões odorosas. Os eventos de odor registrados pelos participantes são posteriormente modelados por computador, fornecendo informações para uma maior compreensão do fenômeno e futuras ações visando sua redução e controle. Além disso, a Empresa dispõe de instrumentos analisadores nas principais fontes estacionárias do processo de produção de celulose, uma estação meteorológica automatizada, hardware e software para o modelamento da dispersão do odor na atmosfera.
Emissões
A CENIBRA busca constantemente desenvolver ações que proporcionem a redução das emissões atmosféricas, contribuindo, assim, para a contenção do processo de aquecimento global. As emissões de gases de efeito estufa já apresentavam uma estabilização, com tendência de queda, nos últimos cinco anos, devido principalmente à implantação de projetos de otimização da matriz energética. Em 2011, ocorreu uma redução mais significativa em virtude da utilização de gás natural em substituição ao óleo combustível nos fornos de cal, que foi iniciada ao final de 2010 e consolidada em 2011.
Mais informações:
http://www.cenibra.com.br/cenibra/MeioAmbiente/MeioAmbienteFabril/EmissoesAtmosfericas.aspx