Dez compromissos empresariais para promoção da economia verde e inclusiva foram apresentados na segunda-feira, 18 de junho, pela Rede Brasileira de Empresas Signatárias do pacto Global da ONU à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante o Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio+20.
A carta compromisso foi entregue pelo gerente executivo de responsabilidade social da Petrobras e presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Armando Tripodi, e pelo coordenador da ONU no Brasil, o embaixador Jorge Chediak.
O documento aborda questões como melhoria da eficiência do uso dos recursos ambientais, ampliação do uso de fontes de energia renováveis, promoção de emprego e direitos humanos, investimento em inovação para operação e produtos mais sustentáveis, promoção da inclusão social, definição de metas para desenvolvimento sustentável, entre outras medidas.
"As empresas são parte da solução para o desenvolvimento sustentável, assim como o terceiro setor e os governos", afirmou Sue Wolter, gerente de avaliação de desempenho de responsabilidade social da Petrobras, durante coletiva de imprensa que reuniu representantes das empresas que fazem parte do conselho da Rede Brasileira do Pacto Global.
De acordo com o texto do documento, as empresas afirmam que estão atuando de forma concreta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, avançar na busca da economia verde e inclusiva e construir um cenário que propicie um desenvolvimento realmente sustentável.
Até o momento, 226 empresas aderiram ao compromisso, mas a expectativa é alcançar as 400 empresas que fazem parte da Rede Brasileira do Pacto Global.
Conheça a íntegra do documento e saiba quais são as empresas signatárias.
(Redação EcoD / Instituto CarbonoBrasil, 19/06/2012)