(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
rio 2012/cúpula da terra sustentabilidade e capitalismo
2012-06-06 | Alarico

Brasília (05/06/12) - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai liderar a maior reunião de empresários brasileiros da Rio+20. O Encontro da Indústria para a Sustentabilidade reunirá cerca de 800 industriais, no próximo dia 14, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, para discutir documento inédito com os avanços de 16 setores da indústria na conservação do meio ambiente e na busca da sustentabilidade. Juntos, esses setores respondem por 90% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Ao final do encontro, os empresários apresentarão o posicionamento da indústria na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, coordenará os trabalhos.  Embora ainda não tenha confirmado, a presidente Dilma Rousseff foi convidada. Deverão participar do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade  os ministros do Meio Ambiente,  Izabella Teixeira, e das Relações Exteriores,  Antônio Patriota, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. A programação completa está no site criado pela CNI para a Rio+20 - http://www.cnisustentabilidade.com.br

Cenário da sustentabilidade
A CNI, em parceria com as 16 associações setoriais da indústria, fez uma mobilização inédita para traçar um cenário das ações do setor produtivo pela sustentabilidade. Os documentos reúnem iniciativas que ajudaram a reduzir o impacto da atividade industrial no meio ambiente, desafios e propostas para o futuro.

O resultado dessa mobilização mostra que a indústria avançou de forma significativa nos últimos 20 anos. Desde a Rio92, as empresas reduziram emissões de gases do efeito estufa, incluíram fontes renováveis em sua matriz energética, inovaram em produtos e equipamentos mais eficientes no consumo de energia e água. Na avaliação do presidente da CNI, está claro que a indústria foi um dos setores que mais apostou na sustentabilidade. "Hoje somos protagonistas. A indústria deixou o papel de vilã do meio ambiente para se tornar parceira", diz Andrade.

Segundo ele, a indústria vem mudando seu modo de produzir e pensar a produção. A partir dessas experiências, a CNI quer discutir com os executivos de grandes empresas do país e com representantes do governo os próximos passos da transição para a economia verde. O caminho passa, necessariamente, pela inovação. "O desenvolvimento de novas tecnologias é a base para a busca por soluções que reduzem o impacto no meio ambiente dentro de uma lógica de crescimento econômico e inclusão social", ressalta o presidente da CNI.

Regras claras - Os empresários estão preocupados com a definição de metas sem observar a particularidade dos diferentes setores da indústria e o contexto em que estão inseridos. Para a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, é fundamental que a Rio+20 avance na definição de métricas para a sustentabilidade que garantam a competitividade da indústria. "O setor precisa de regras claras e globais", reforça. Na sua visão, a sustentabilidade deve ser trabalhada com base em três pilares - ambiental, social e econômico - e em uma quarta vertente, que é o aspecto cultural. "A mudança na forma de consumir é, sem dúvida, um aspecto decisivo para a sustentabilidade", avalia.

Diante dos desafios, três temas nortearão o Encontro da Indústria para a Sustentabilidade: inovação e pesquisa tecnológica para a sustentabilidade, uso sustentável dos recursos naturais, e inclusão social. Os debates contarão com a participação de especialistas como Gro Harlem, ex-primeira-ministra da Noruega e coordenadora do Relatório Bruntland (traduzido como Nosso Futuro Comum), que criou o conceito de desenvolvimento sustentável.

As instituições que elaboraram o documento a ser apresentado na Rio+20 são a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Indústria de Alumínio (Abal), Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia).

Participaram também das discussões Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase), Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNABF), Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), Instituto Aço Brasil (Iabr), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP)

Serviço
O que: Encontro da Indústria para a Sustentabilidade
Quando: 14 de junho,  a partir das 9h
Onde: Hotel Sofitel - Copacabana, Rio de janeiro (RJ)
Programação:
9h - Credenciamento
9h30 - Abertura, com Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente e Co-presidente da Comissão Nacional para a Rio+20, e Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores e Co-presidente da Comissão Nacional para a Rio+20

10h30 - Debate: Oportunidades e Desafios para a Sustentabilidade Empresarial em Países Emergentes

Moderador
Jornalista William Waack

Conferencistas
Gro Harlen Brundtland, ex-primeira ministra da Noruega e coordenadora do Relatório Nosso Futuro comum (Relatório Bruntland), Dani Rodrick, economista e professor da Universidade de Harvard, Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente

12h - Brunch
13h30 - Sessão 1:Inovação e pesquisa tecnológica para a sustentabilidade

Moderador
Jornalista William Waack

Debatedores
Alessandra Fabíola Bernuzzi, diretora de Responsabilidade Ambiental da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), André Luis Saraiva, diretor de Responsabilidade Socioambiental da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Carlos Calmanovici, representante da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim),  Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Henry Joseph Júnior, presidente da Comissão de Energia e Meio Ambienta da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e Paulo Safady Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

15h - Sessão 2: Uso sustentável dos recursos naturais

Moderador

Jornalista William Waack

Debatedores
Carlos Henrique Mendes, gerente de Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), José Fernando Coura, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Marcelo Moraes, coordenador do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase), Marco Polo Lopes, presidente do Instituto Aço Brasil (Iabr), Mario William Esper, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e Nilson Pereira Souza, coordenador Comissão de Recursos Naturais (Abal)

16h30 - Sessão 3: Crescimento sustentável com inclusão social

Moderador
Jornalista William Waack

Debatedores

Aguinaldo Diniz, presidente da Associação Brsaileira da Indústria Têxtil (Abit), Carlos Cavalcante, superintendente do IEL Nacional, Dimitrios Paleologos, conselheiro do Fórum Nacional de Atividade de Base Florestal (FNABF), Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia), Luiz Custódio, coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS),

Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI  e diretor-geral do SENAI, e Renato Caporali, diretor-superintendente do SESI Nacional.
18h - Coquetel de Lançamento do Relatório Prévio do Projeto TEEB para o Setor de Negócios Brasileiro e do livro Gestão Integrada do Território: economia, sociedade, ambiente e cultura (Instituto Bioatlântica/EBX)

Diretoria de Comunicação
Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)
Tel: (61) 3317-8917 / 9806 / 8905 / 9825
E-mail: imprensa@cni.org.br
http://www.agenciacni.org.br


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -