Segundo companhias de água do Meio-Oeste dos EUA, a empresa da agroquímicos contaminou diversas fontes de abastecimento da região com o herbicida atrazina
A companhia suíça de agroquímicos Syngenta irá pagar US$ 105 milhões a diversas companhias de água do Meio-Oeste dos Estados Unidos para encerrar um processo na Justiça relacionado ao uso do herbicida atrazina.
Segundo as empresas, o produto químico contaminou diversas fontes de abastecimento de água na região. O acordo resolve um caso que se arrasta há oito anos e prevê o pagamento dos custos com filtragem de água.
A Syngenta não admitiu responsabilidade pela contaminação. O acordo, no entanto, evitará despesas judiciais e incertezas nos seus negócios. "Encerrar este caso irá remover o ônus do litígio dos parceiros da Syngenta, clientes, revendedores, distribuidores e outros que têm sido afetados pelo processo", afirmou a companhia suíça em comunicado.
A atrazina não é usada na Europa e, segundo estudos, pode prejudicar a reprodução de animais, como os sapos. Nesta sexta-feira, a Syngenta reiterou que o produto é seguro. De acordo com a companhia, o herbicida é aplicado em mais da metade da área plantada com milho dos Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.
(Por José Roberto Gomes, Agência Estado, 25/05/2012)