Conheça, abaixo, os principais nomes da ONU na Conferência das Nações Unidas sabre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. As biografias estão publicadas no sítio da ONU Brasil na Rio+20, 19-04-2012.
Sha Zukang – Secretário-Geral da Rio+20 e Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais
Um diplomata de carreira, Sha Zukang tornou-se Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais em 1º de julho de 2007. Como tal, chefia o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), que é responsável por acompanhar as principais conferências e cúpulas das Nações Unidas, atende o Segundo e o Terceiro Comitê da Assembleia Geral, o Conselho Econômico e Social, assim como a vasta maioria de suas comissões funcionais e corpos de especialistas.
Ele também convoca o Comitê Executivo sobre Assuntos Econômicos e Sociais – a rede de Secretariado da ONU para planejamento conjunto e iniciativas sobre desenvolvimento.
Sha tem experiência variada com organizações multilaterais e conferências internacionais. Presidiu o Comitê Preparatório e o Comitê Plenário; a 11ª Sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) de 2003 a 2004; o Quadro de Comércio e Desenvolvimento; a 50ª Sessão da UNCTAD; e o Grupo de Governo do Conselho Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2002 a 2003. Foi membro do Quadro de Conselheiros do Secretário-Geral da ONU sobre questões de Desarmamento de 1994 a 1999.
Além disso, serviu como Presidente, Vice-Presidente, Assessor, Coordenador e Especialista em muitas conferências internacionais nas áreas de controle de armas, comércio, propriedade intelectual, assuntos sociais e telecomunicações, entre outras.
Sha estabeleceu o Departamento de Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da China e tornou-se seu primeiro Diretor-Geral. Participou, como negociador-chefe ou representante do governo chinês, na negociação e revisão de muitos tratados internacionais importantes sobre controle de armas e desarmamento como o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares; o Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares; a Convenção sobre Armas Químicas; a Convenção sobre Armas Biológicas e Tóxicas; e a Convenção sobre Certas Armas Convencionais.
Ele contribuiu significativamente para a desminagem na China e em muitas partes do mundo. Encorajou o desenvolvimento das organizações não governamentais chinesas e facilitou a abertura de escritórios de organizações internacionais na China.
Seus postos em missões diplomáticas no exterior incluem Londres (Inglaterra), Colombo (Sri Lanka), Nova Déli (Índia), Nova York (Estados Unidos) e Genebra (Suíça). Antes de assumir o cargo atual nas Nações Unidas, era Embaixador e Representante Permanente da Missão Chinesa no escritório das ONU em Genebra.
Sha nasceu em setembro de 1947 na Província de Jiangsu. É casado e tem um filho. É graduado pela Universidade Nanjing, da China. É fluente em inglês e tem alguma proficiência em francês.
Elizabeth Thompson – Coordenadora Executiva da Rio+20
Ex-Ministra de Energia e Desenvolvimento de Barbados, foi indicada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como Coordenadora Executiva para a Conferência da Rio+20 e assumiu seu cargo em 7 de dezembro de 2010. Thompson também atuou como Ministra do Desenvolvimento e Ministra da Saúde. Ela foi indicada para o Senado de Barbados e era uma advogada atuante, assim como jornalista.
Além disso, foi palestrante de temas como ecologia, economia, energia e política. Thompson graduou-se na Universidade das Índias Ocidentais e obteve um MBA, com distinção, na Universidade de Liverpool e um Mestrado em Direito na Universidade Robert Gordon, na Escócia.
Brice Lalonde – Coordenador Executivo da Rio+20
Brice Lalonde foi indicado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como Coordenador Executivo da Rio+20 no dia primeiro de janeiro de 2011. Anteriormente, atuou como Embaixador da França nas negociações sobre mudanças climáticas, Ministro do Meio Ambiente da França, Presidente da Mesa Redonda para o Desenvolvimento Sustentável na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Conselheiro Sênior sobre o Meio Ambiente do governo francês.
Ocupou o cargo de Diretor do escritório em Paris do Instituto por uma Política Ambiental Europeia. Lalonde graduou-se na Universidade de Sorbonne com licenciatura em clássicos e direito. Siga-o pelo twitter: @bricelalonde.
Ban Ki-moon – Secretário-Geral das Nações Unidas
Ban Ki-moon, da República da Coreia, oitavo Secretário-Geral das Nações Unidas desde 1o de janeiro de 2007, traz para o cargo 37 anos de experiência adquirida ao longo de uma carreira notável no Governo e na cena mundial. No momento de sua eleição como Secretário-Geral, o Sr. Ban era Ministro das Relações Exteriores e do Comércio da República da Coreia.
No decurso da sua longa carreira no Ministério, que o levou a Nova Déli (Índia), Washington D.C. (EUA) e Viena (Áustria), ocupou diversos cargos – Assessor Principal do Presidente em assuntos de política externa, Vice-Ministro do Planejamento de Políticas e Diretor-Geral de Assuntos Norte-americanos. Ao longo de sua carreira, norteou-o sempre a visão de uma península coreana pacífica, capaz de desempenhar um papel cada vez mais importante em prol da paz e da prosperidade na região e no mundo.
Saiba mais sobre o Secretariado da Rio+20 em www.rio20.info/2012/secretariado
(Rio20.info / IHU On-Line, 12/05/2012)