A poucos dias da apresentação da perícia realizada sobre o projeto mineiro Conga da Mineradora Yanacocha, o presidente Ollanta Humala anunciou ao país: "Quero dar uma mensagem a todos os peruanos e em especial aos meus irmãos de Cajamarca, em relação ao projeto mineiro Conga, sobre o qual temos disposto o seguinte”.
Com estas palavras o presidente da República anunciou que seu governo garantirá a execução do questionado projeto abordando simultaneamente as principais preocupações do povo de Cajamarca, especialmente o abastecimento de água.
Humala Tasso indicou que seu governo "garantirá que a quantidade, a disponibilidade e a qualidade da água seja controlada com mecanismos que deem absoluta segurança à população de Cajamarca de que existirá um adequado abastecimento deste recurso vital”.
Também alertou "que a Empresa cumpra com as exigências ambientais e sociais que se derivam do Informe Pericial e dos Estudos realizados e validados previamente”.
Pediu ainda que se amplie a capacidade de armazenamento dos reservatórios para atender maiores demandas de água.
Outra disposição inclusa no discurso presidencial é que se constitua um Fundo Social com o compromisso ativo da empresa, cujos recursos sejam usados para o desenvolvimento de infraestrutura social, produtiva e de irrigação, orientada a favorecer a população mais pobre.
O presidente expressou seu desejo para que a empresa gere mais de dez mil postos de trabalho diretos, sendo a maior porcentagem destinada à população local.
(Servindi / Adital, 25/04/2012)