O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (13/4), em Brasília, algumas medidas antisseca para aliviar os prejuízos dos produtores da região Nordeste do país. Os estados do Acre e Amazonas também serão beneficiados com a decisão, mas por conta da chuva excessiva na região.
O socorro chega por meio da prorrogação até 31 de dezembro deste ano das parcelas de custeio e investimentos, vencidas ou a vencer, dos produtores rurais das respectivas regiões em situação de emergência. No Nordeste, causada pela estiagem, e no caso da Amazônia e do Acre, pela chuva excessiva. Essa medida poderá ser prorrogada por um até cinco anos.
Segundo o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, o ministério recebeu a demanda de 300 municípios em situação de emergência no Nordeste, encaminhou proposta ao Ministério da Fazenda que deu o aval para a operação.
“Com essa medida, o governo dá condições para que se estabeleça a reconstrução da produção pelos agricultores afetados tanto pela seca no Nordeste, quanto pela chuva no Acre e Amazonas”, salientou. Rocha disse ainda que o ministério está atento às situações e no aguardo de novos relatórios das localidades afetadas pelas oscilações do clima.
(Globo Rural, 13/04/2012)