TONELADAS DE DESENVOLVIMENTO
As 300 famílias contempladas pelo Projeto de Parceria Agrícola realizado pelo Instituto Cenibra iniciaram o processo de colheita de milho na região de Belo Oriente, Ipaba, Santana do Paraíso e Virginópolis (MG). A previsão é que sejam colhidas 322 toneladas de milho. Após a colheita, as famílias iniciarão o preparo da terra para o plantio de feijão.
O Projeto é uma alternativa de trabalho e geração de renda, fixando o homem no campo de forma sustentável. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER). As famílias são beneficiadas com o plantio de milho, feijão e hortaliças. Todos os contratos de parceria foram atualizados e mantidos com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, disponibilizando áreas de cultivo aos pequenos produtores.
Está em fase de estudo a implantação de um sistema piloto de irrigação no Projeto Santa Marta para possibilitar a diversificação do plantio, com hortaliças e leguminosas. O sistema será elaborado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, EMATER e Instituto Cenibra.
“Apenas com o Projeto de Parceria Santa Marta, desenvolvido com agricultores de Ipaba, já foram mais de 100 pessoas aposentadas. Este é um indicador claro da eficiência e sustentabilidade do projeto, pois gera trabalho, renda, utilização adequada dos recursos naturais e fortalece a cultura regional” declara a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, responsável pelo Instituto Cenibra.