(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
chevron-texaco vazamento de petróleo passivos do petróleo
2012-03-22 | Rodrigo

Procurador acusa de omissão petroleira, seu presidente, executivos e a Transocean por derramamento de 2.400 barris de óleo. Se a Justiça aceitar denúncia, pena somada pode chegar a 31 anos de prisão; para Chevron, acusação é "ultrajante"

O Ministério Público Federal denunciou ontem a Chevron, a Transocean e mais 17 funcionários pelo vazamento de 2.400 barris de petróleo no campo de Frade, na bacia de Campos, em novembro. Entre eles, está o presidente da Chevron no Brasil, o americano George Buck.

Todos foram denunciados sob acusação de omissão -no entender do procurador, eles teriam, de maneiras distintas, condições de evitar que o vazamento ocorresse. Quatro executivos foram acusados ainda de falsidade ideológica, pois teriam entregue às autoridades imagens editadas do vazamento.

A Chevron disse que a denúncia é "ultrajante e sem mérito". A Transocean, que agiu com responsabilidade. O Ministério Público pediu ainda o sequestro de todos os bens dos indiciados, inclusive das duas empresas. A Procuradoria entende que o vazamento foi "um dos maiores desastres ecoló­gicos de que se tem notícia no país".

A partir das investigações da Polícia Federal, o procurador Eduardo Santos Oliveira considera que houve a prática de uma série de crimes ambientais, que as companhias apresentaram um plano de emergência enganoso, que demoraram a informar sobre o acidente e que dificultaram o acesso das autoridades às informações.

Se a Justiça Federal aceitar a denúncia, os envolvidos responderão por crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 31 anos de prisão. O Ministério Público Federal pediu ainda depósito de uma fiança de R$ 1 milhão para cada um dos denunciados e mais R$ 10 milhões para cada uma das empresas.

Na sexta à noite, liminar proibiu os 17 denunciados de deixar o país. Até ontem, 12 haviam entregue seus passaportes à Justiça, em Campos.

Efeito prolongado
Segundo a denúncia, Chevron e Transocean detonaram uma "bomba de contaminação de efeito prolongado" ao empregar, na perfuração, pressão acima da suportada. Com o objetivo de tentar fechar o poço após o vazamento, as empresas teriam injetado lama a uma pressão de 13,9 libras por galão, quando sabiam que o máximo que as paredes do poço suportariam seria 10,57 libras.

A lama é usada como uma espécie de cimento, para selar o poço. A pressão teria causado o surgimento de sete fissuras no solo marítimo, a 1.200 metros de profundidade, a maior delas com 300 metros de extensão, de onde o óleo vazou.

"A Chevron não pode dizer agora que não tinha conhecimento disso. Afinal, já havia explorado aquele poço 19 vezes. A situação é tão grave que paira a dúvida se o campo de Frade pode ou não ser utilizado futuramente", disse o procurador da República.

A denúncia acusa ainda a Chevron e a Transocean de buscarem explorar a camada do pré-sal sem ter condições técnicas e de segurança.

O contrato de concessão do bloco, firmado com a ANP, permite a exploração do pré-sal, mas, de acordo com a denúncia, a "atividade, mais complexa do que a inicialmente prevista, deveria ter sido comunicada à ANP".

Entre os denunciados está uma funcionária da Contecom, contratada pela Chevron para dar destinação aos resíduos do vazamento. Ela foi denunciada sob acusação de ter recebido e armazenado o óleo em desacordo com a legislação ambiental. A empresa não se pronunciou.

Chevron diz que denúncia é "ultrajante e sem mérito"
A Chevron afirmou que a denúncia criminal apresentada ontem pelo Ministério Público Federal é "ultrajante e sem mérito".

De acordo com o advogado da empresa, o jurista Nilo Batista, o procurador Eduardo Santos de Oliveira não tem competência para cuidar do caso, que deveria ser direcionado a um procurador do Rio de Janeiro, já que o acidente em novembro, no campo do Frade, na bacia de Campos, ocorreu fora das 12 milhas territoriais brasileiras.

"Nesses casos extraterritoriais a competência é da procuradoria da capital do Estado onde reside o acusado, no caso, no Rio de Janeiro", afirmou.

Em nota, a empresa afirmou que tem colaborado completamente e de forma transparente com todas as autoridades competentes do governo brasileiro, citando como exemplo o transporte de autoridades ao local dos acidentes.

A Chevron também nega que tenha havido dano ambiental na região do acidente. "Nenhum óleo chegou à costa do Brasil. Nenhuma pessoa foi prejudicada em consequência do incidente e não há base técnica para supor que houve algum risco para a saúde humana", afirmou.

A empresa rebateu também a hipótese de um possível colapso do leito marinho como motivo do segundo vazamento, tratado pela companhia como exsudação (afloramento natural de petróleo).

A Contecom, contratada para dar destinação final aos resíduos do vazamento, informou que só irá se pronunciar após receber a denúncia. A analista ambiental da empresa Cíntia Vasconcelos Figueiredo integra a lista dos denunciados pelo MPF.

O porta-voz da Transocean, Guy Cantwell, disse que a empresa agiu com responsabilidade e que seus funcionários fizeram o que foram treinados a fazer.

"Discordamos veementemente dos indiciamentos, os quais são desprovidos de mérito. Defenderemos a companhia, nossos colaboradores, a reputação e a qualidade de nossos serviços. Agimos com absoluta responsabilidade, de forma adequada e rápida, colocando a segurança em primeiro lugar".

Para Marinha, empresa precisa ter helicóptero
A Marinha informou ontem, em nota, que o fornecimento de helicóptero para monitoramento do local do acidente é obrigação da Chevron, prevista no contrato de concessão. A Marinha não havia informado, até terça, o porquê de estar usando um helicóptero contratado pela companhia americana para sobrevoar a região do vazamento.

Pela resolução da ANP, no caso de acidentes, a empresa tem de fornecer acesso "irrestrito e imediato" ao local da concessão. "As empresas operadoras são obrigadas a fornecer meios necessários à fiscalização exercida pelo Estado brasileiro, desonerando a União", diz a Marinha.

Petroleiras têm de atuar com segurança, afirma Dilma
Durante a posse da diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, Dilma afirmou que as empresas tem que atuar com segurança para garantir a proteção ambiental.

"As empresas que aqui vierem devem saber que o protocolo de segurança deve ser cumprido e que não haverá exceções", disse Dilma.

A declaração foi dada horas antes de o Ministério Público Federal apresentar à Justiça denúncia contra a Chevron e a Transocean por causa do vazamento de 2.400 barris de petróleo em novembro, na bacia de Campos.

De acordo com a diretora-geral da ANP, a Chevron recebeu ontem relatório da agência com 25 autuações em relação ao primeiro acidente, conforme antecipou ontem a Folha. A empresa tem 15 dias para apresentar defesa.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também alertou sobre a atuação das empresas estrangeiras no país. "No que as empresas falharem, terão que responder. O capital estrangeiro é bem-vindo, mas há leis", disse, afirmando que as regras são iguais para a Petrobras.

O ministro disse que o Brasil entrará em um novo patamar de produção de petróleo com a exploração da região do pré-sal que, segundo ele, "nas estimativas mais otimistas pode chegar a reservas de 150 bilhões de barris".

A estimativa do governo para as reservas eram de cerca de 50 bilhões de barris e o ex-diretor-geral da ANP Haroldo Lima chegou a especular que poderiam atingir 80 bilhões de barris.

No seu discurso de posse, Magda Chambriard foi mais contida. Segundo a executiva, as atuais reservas de 15 bilhões de barris devem subir para 30 bilhões de barris nos próximos anos.

Vazamentos são distintos, sustenta setor técnico
A Chevron afirmou que obteve quatro provas -uma laboratorial e três técnicas- de que o óleo encontrado no início de março, na bacia de Campos, não tem relação com o acidente ocorrido em novembro na mesma bacia.

Segundo o advogado da empresa Nilo Batista, o óleo encontrado em março é de composição diferente. "Os setores técnicos da empresa querem pegar outros dados sobre a procedência do óleo, mas já têm indicações de que o primeiro acidente não tem nada a ver com o segundo", disse.

Segundo Batista, existe uma falha geológica na região, que separa o reservatório de Frade do local do segundo vazamento.

(Por Cristina Grillo, Marco Antônio Martins e Denise Brito, Folha de S. Paulo, 22/03/2012)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -