Cerca de 500 manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram nesta manhã (12/03) uma marcha rumo a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na cidade paraense de mesmo nome. Os atingidos reivindicam da empresa Eletronorte os direitos que tem sido negados pela estatal a mais de 25 anos.
Segundo Euvanice Furtado, da coordenação do MAB, os atingidos mais uma vez estão mobilizados para garantir os direitos das famílias.
“Queremos um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela barragem, através da criação de um fundo específico, a implementação do programa Luz para Todos pra 15 mil famílias atingidas pela usina, reassentamentos urbanos e programas de educação e formação. Faz mais de 25 anos que a Eletronorte lucra milhões e nós ainda continuamos miseráveis, inclusive sem acesso à luz”, desabafou a coordenadora.
Em 2010 o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, aprovou um relatório que descreve as sucessivas violações de direitos humanos a quem vem sendo submetidos os atingidos por barragens no Brasil, uma das hidrelétricas visitadas pela Comissão foi a de Tucuruí.
A mobilização na barragem faz parte da Jornada Nacional de Lutas que comemora o 14 de Março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida. O MAB prepara ações para diversos estados e regiões nesta semana.
Contato: (94) 9198.9157
(MAB, 12/03/2012)