- Painéis fotovoltaicos para geração de eletricidade a partir de energia solar entraram em operação em Janeiro
- Projeto piloto da Infraero para a utilização de formas alternativas de geração de energia elétrica
A divisão Solar Energy da Bosch forneceu nove painéis fotovoltaicos para captação de energia solar para o Campo de Marte. A instalação entrou em operação no dia 16 de janeiro e faz parte de um projeto piloto da Infraero para a utilização de formas alternativas de geração de energia elétrica em diversos aeroportos de São Paulo.
Os módulos atendem o prédio administrativo do Campo de Marte e geram uma média de 250 quilowatts-hora (kWh) por mês e contribuem com cerca de 20% da utilização de energia do edifício onde está instal ado. A geração de energia nas primeiras semanas superou as expectativas e criou interesse da Infraero em realizar futura expansão.
Os módulos fotovoltaicos Bosch são de tecnologia mono-cristalina e tem alto desempenho e durabilidade. O projeto foi realizado pela Unitron, parceira oficial da Bosch.
Em novembro de 2011 os módulos solares Bosch receberam o prêmio Plus X Award - reconhecida competição internacional para produtos inovadores dos setores de tecnologia, esporte e lifestyle - pela alta qualidade e design.
Bosch Solar Energy
A divisão Bosch Solar Energy - instalada em Campinas - constitui parte integrante da área de negócio de energia solar do Grupo Bosch e é um fornecedor líder de soluções fotovoltaicas. Desde pequenas instalações para uso doméstico a projetos de grandes instalações, a Bosch Solar Energy oferece sistemas fotovoltaicos de elevada qualidade a nível mundial para geração de energia a partir da luz do sol. Além disso, a empr esa, em parceria com recursos locais, planeja implementar parques solares com base em projetos "chave na mão", assumindo todas as fases, desde o planejamento e realização até a entrega da instalação.
"Acreditamos muito no mercado brasileiro e temos certeza que a fonte solar terá uma participação significativa na geração elétrica no futuro, especialmente em conjunto com redes inteligentes e geração distribuída em unidades geradoras de pequeno porte espalhadas no país, diminuindo o uso das redes de transmissão. O governo brasileiro está preparando medidas para permitir a geração da própria energia elétrica de fonte solar por indústrias, comércios e residências a base de um esquema de remuneração chamado "net-metering"", diz Philipp Günther, gerente da divisão Solar Energy no Brasil.
Para mais informações: www.bosch-solarenergy.com.br