Outono e inverno devem ter condições climáticas normais, melhorando a situação no Oeste de SC
O La Niña, fenômeno responsável pela seca no Oeste de Santa Catarina, demonstra estar perto de acabar. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, gráficos do centro de previsão de clima NOAA (sigla em inglês para o órgão nacional americano de administração oceânica e atmosférica) indicam que a situação climática deve voltar ao normal para o nosso outono e inverno.
A região do Oeste, que tem sofrido com a estiagem, deve ter uma amostra do alívio nesta semana, que tem previsão de chuvas entre terça e quinta-feira devido a uma frente fria que atinge todo o Estado. Segundo o Epagri/Ciram, há chance de acúmulo de 50 a 80 mm no Oeste e Meio-Oeste. As primeiras semanas de março, porém, apontam para mais seca.
A boa notícia está em um dos gráficos do NOAA, que mostra a evolução da anomalia na temperatura do oceano pacífico na linha do Equador, onde o La Niña tem origem. Ao longo de fevereiro o núcleo de água mais fria foi diminuindo de tamanho, o que aponta para o fim gradual do fenômeno. Por enquanto, mesmo reduzida área continua presente e o vento também mantém a característica de La Niña.
A previsão é que os meses de março, abril e maio já apresentem tempo normal para os padrões da estação. O La Niña deve terminar entre março e abril, deixando que o outono e inverno venham sem nenhum grande fenômeno climático. De acordo com Puchalski, espera-se que
— Assim, esperamos o retorno da chuva de maneira gradativa para o oeste de Santa Catarina nos próximos meses, sobretudo de abril em diante — escreveu Puchalski em seu blog.
(Diário Catarinense, 28/02/2012)