As indústrias brasileiras produtoras de pneumáticos destinaram de forma ambientalmente correta, no ano de 2011, 320 mil toneladas de pneus inservíveis (que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reformados), quantia que equivale a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Os dados são da Reciclanip, entidade que reúne as empresas do setor e cuida da coleta e destinação desse material.
Desde 1999, quando entrou em vigor no Brasil a resolução número 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que obriga as empresas fabricantes e importadoras de pneus a coletar e dar destinação final adequada aos inservíveis, a Reciclanip já enviou para reciclagem 1,86 milhão de toneladas de material, equivalentes a 373 milhões de pneus de passeio.
“A previsão para 2011 era de coletarmos 355 mil toneladas, mas, devido à perda de mercado para os importados, as vendas da indústria nacional caíram, e por consequência o volume de inservíveis também”, diz César Faccio, coordenador da Reciclanip.
Cerca de 63% desses pneus são reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Parcelas menores são utilizadas para a fabricação de solados de sapato, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis. Todas estas destinações são aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Acredito que nos próximos anos esse quadro vai mudar e a principal maneira de reaproveitamento será o asfalto-borracha. Estados como o Paraná já utilizam este revestimento em larga escala nas rodovias, e novas legislações implantadas no Rio de Janeiro e em São Paulo pretendem fazer o mesmo”, comenta César.
Segundo a Reciclanip, a quantidade de material coletado no ano passado representa a retirada de resíduos do ambiente em volume igual ao que foi colocado no mercado em forma de pneus novos. A entidade tem 726 postos de coleta em todos os estados do país e no Distrito Federal e qualquer pessoa pode entregar neles seus pneus usados. Para saber onde estão estes postos acesse www.reciclanip.com.br.
(Por Alice Marcondes, Envolverde, 09/02/2012)