Para o administrador de empresas Sérgio Guimarães Pereira Júnior, a falta de planejamento urbano é um dos principais motivos para esse tipo de acidente. “O discurso é sempre de que em nome do “social” é impossível remover os moradores da região. Não pode haver casa sem terreno com infraestrutura”, afirma. Segundo o especialista, esse deslizamento mostra que o Brasil necessita rapidamente de uma verdadeira política habitacional. “O País necessita crescer de maneira organizada, planejada e sustentável”, explica.
Um deslizamento de terra ocorrido na madrugada de segunda-feira (09/01), em Sapucaia, no Rio de Janeiro, matou 22 pessoas. O deslocamento da terra aconteceu de madrugada no distrito de Jamapará, e surpreendeu as pessoas que moravam numa encosta da região. O prefeito da região, Felipe Zanon, baixou agora um decreto, proibindo empresas de energia e saneamento de realizarem serviços em novas ocupações do distrito, como forma de coibir ocupações irregulares.
Perfil - Sérgio Guimarães Pereira Júnior:
Sérgio Guimarães Pereira Júnior é diretor da Vallor Urbano - empresa especializada no segmento de urbanização de áreas e terrenos residenciais e industriais. Graduado em Direito e em Administração de Empresas pela PUC-SP, é pós-graduado em Marketing pela London Business School e em Negócios Imobiliários pela FAAP. Foi presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo (AELO), de 1997 a 2001. Fundador e primeiro presidente do Instituto do Desenvolvimento Urbano (IDU) e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (AB-LOTE).
(Texto enviado por E-mail, 12/01/2012)