A publicação ECO, editada pela Climate Action Network (CAN), e uma mais respeitadas na cobertura de negociações internacionais, estampou na capa da edição de hoje, quarta-feira (30 de novembro), uma nota sob o título Brazil, protect your forests! ou em português, Brasil, proteja suas florestas.
No texto, a publicação diz que a aprovação do Código Florestal pode comprometer as metas de redução de emissões e, colocar o Brasil em situação embaraçosa nas negociações internacionais, já que o país se vale de seus indíces de redução do desmatamento para exercer papel de liderança na defesa de compromissos junto aos países desenvolvidos e, principalmente, de mecanismos de incentivo financeiro para a preservação de florestas nos países em desenvolvimento.
As organizações brasileiras presentes em Durban, convocaram também uma coletiva de imprensa para esta quinta, dia 1º de dezembro, para falar sobre o risco que as mudanças do Código Florestal representam para as florestas brasileiras. O Código Florestal estava previsto para ser votado no plenário do senado, hoje, 30/11, mas foi adiado para a próxima semana.
A Climate Action network (CAN) congrega mais de 700 organizações não governamentais em cerca de 90 países ao redor do mundo.
Leia aqui o texto na íntegra.
(ISA, 30/11/2011)