As autoridades tailandesas esperam drenar nos próximos 11 dias a água que inunda vários distritos próximos ao centro de Bancoc, após conseguir desviar para o mar mais de 8,5 bilhões metros cúbicos, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
Os dados oficiais apontam que 529 pessoas morreram e 2,9 milhões foram afetadas pelas inundações ocorridas em 27 províncias do planalto central e em Bancoc.
O porta-voz do Departamento de Irrigação, Boonsanong Suchatpong, estimou em 14 bilhões de metros cúbicos a tromba d'água de água que começou a cair há mais de três meses no país.
Com uma capacidade de drenagem de 400 milhões de metros cúbicos por dia, o Departamento de Irrigação confia que as ruas de Bangcoc estarão completamente secas em 11 dias.
No entanto, as autoridades locais, que mantêm um confronto aberto contra a gestão do governo, advertiram que a água que entra na capital é maior que a quantidade que é despejada.
"A diferença é de 100 milhões de metros cúbicos por dia", declarou o governador, Sukhunmbhand Paribatra, ao jornal "The Nation".
Além de alagar sete parques industriais e obrigar centenas de milhares de pessoas a viverem em áreas arrasadas, as inundações também atingiram várias universidades e colégios em Bancoc e outras províncias.
(EFE / Folha Online, 10/11/2011)