Presidente da estatal José Sérgio Gabrielli pretende fazer com que a estatal tenha a maior oferta fora da Opep
A Petrobras planeja dobrar sua produção de petróleo bruto do nível atual para cerca de 4 milhões de barris por dia até 2020, segundo informou nesta terça-feira o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli. "Nós temos reservas de 35 bilhões de barris. Teremos a maior oferta fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)", comentou Gabrielli ao participar da conferência Dowstream Asia, em Cingapura.
Segundo o executivo, a Petrobras também vai procurar investir na produção de etanol e da segunda geração de biodiesel.
Crise
O presidente José Sérgio Gabrielli, afirmou que a Petrobras não precisa levantar recursos, dada sua forte posição de caixa, de cerca de 26 bilhões de dólares. Ele disse que a volatilidade do mercado global não afetou a capacidade da empresa de implementar seu programa de desinvestimento de 13,6 bilhões de dólares. O programa inclui a venda de ativos de exploração e produção de petróleo e de ações em companhias não consideradas como parte de seu negócio principal.
"Não achamos que haverá qualquer problema na venda disso, dadas as atuais condições do mercado", afirmou o executivo. "Vemos um interesse muito grande das companhias de petróleo tentando conseguir acesso aos nossos recursos de exploração. Já temos várias ofertas", declarou.
Sobre a licitação para 21 sondas, anunciada no começo deste ano, Gabrielli disse que a Petrobras recebeu ofertas de cinco estaleiros e deve tomar uma decisão até o fim do ano.
(Veja, com informações da Agência Estado, 31/10/2011)