A Direção Oficial das Situações de Emergência da Turquia informou hoje (27) que pelo menos 523 pessoas morreram e 1.650 ficaram feridas em decorrência do terremoto que atingiu o país no último dia 23. Os tremores de até 7,2 graus na escala Richter afetaram a região de Van, na fronteira com o Irã. O último balanço era de 481 mortos.
O epicentro do terremoto foi registrado domingo (23), às10h41 (14h41 em Brasília), a 19 quilômetros de Van e a uma profundidade de 7,2 quilômetros. Na região vivem cerca de 380 mil pessoas e é constante a presença de turistas e visitantes. O local é conhecido por abrigar ruínas de construções em pedra que são de antes de Cristo. Também há produção de peles, cereais, frutas e vegetais.
Para o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS), por causa da intensidade do terremoto as mortes podem chegar a 1.000. As buscas na Turquia permanecem e pessoas são encontradas com vida. Vários governos estrangeiros, inclusive o Brasil, ofereceram ajuda às autoridades turcas.
(Por Renata Giraldi, com edição de Graça Adjuto, Agência Brasil, com informações da Lusa, 27/10/2011)