Uma coalização de 280 investidores, que juntos somam mais de US$ 20 trilhões em recursos, divulgou nesta quarta-feira (19) uma declaração na qual demandam novas ações por parte dos países mais poderosos do mundo para lidar com as mudanças climáticas.
Endereçada ao G20, a declaração pede a adoção de metas de redução das emissões de gases do efeito estufa e a criação de políticas que estimulem projetos de baixo carbono.
Os investidores querem também que sejam aceleradas as negociações climáticas sob a ONU e que já na próxima conferência, em Durban no fim de novembro, sejam divulgados mais detalhes do Fundo Climático Verde e concretizadas ações de preservação florestal.
A declaração foi organizada por uma série de entidades, entre elas o Investor Network on Climate Risk (INCR), o European Institutional Investors Group on Climate Change (IIGCC) e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI).
De acordo com as organizações, a declaração representa a maior coalização internacional de investidores já realizada com o objetivo de cobrar ações climáticas.
Christiana Figueres, presidente do UNFCCC, braço climático das Nações Unidas, reconheceu a importância do documento e afirmou que ele pode ajudar a fornecer aos governos a confiança necessária para colocar em prática políticas para lidar com o aquecimento global.
(Por Fabiano Ávila, Instituto CarbonoBrasil, com informações do BusinessGreen, 19/10/2011)