A Tepco, operadora da central de Fukushima um, anunciou nesta segunda-feira que espera levar os reatores da unidade a uma parada fria ainda este ano, em vez de janeiro de 2012 como estava previsto inicialmente.
Em uma atualização do chamado Mapa do Caminho para encerrar a crise nuclear, a Tepco também informou que os níveis de substâncias radioativas emitidas pela deteriorada central se reduziram pela metade no último mês.
A usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, é o epicentro da pior crise nuclear nos últimos 25 anos, suscitada pelo terremoto e pelo tsunami que assolou o nordeste do país no dia 11 de março de 2011.
O terremoto e tsunami provocaram o derretimento das barras de combustível dos reatores de Fukushima 1, que teve seus sistemas de resfriamento desativados.
Cerca de 80 mil pessoas foram retiradas da região ao redor da usina que ainda está vazando radiação, na pior crise nuclear do mundo desde Tchernobil em 1986, que obrigou o governo a repensar sua política energética.
(EFE / Folha Online, 17/10/2011)