Um dos fundadores de um acampamento de trabalhadores rurais foi encontrado morto anteontem em Rondon do Pará, a 538 km de Belém. José Ribamar Teixeira dos Santos, 49, foi assassinado a pauladas e com golpes de faca em sua casa.
De acordo com informações de integrantes da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), a orelha direita de Santos teria sido decepada. Pai de quatro filhos, Riba, como era conhecido, foi um dos fundadores do acampamento Deus é Fiel, em 2006.
O acampamento ocupa parte de uma fazenda. Segundo os trabalhadores rurais, a propriedade é proveniente de grilagem.
A Polícia Civil confirmou a ocorrência, mas ainda não sabe dizer se a morte foi motivada por questões agrárias.
Próximo dali, também no sudeste paraense, foi assassinado, em maio deste ano, o casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Para a polícia, o crime foi motivado por um conflito pela posse de uma área no assentamento onde os dois moravam.
Prisão
Treze sem-terra foram presos ontem por invadirem uma fazenda localizada em Marabá (527 km de Belém). Segundo o delegado José Humberto de Melo, a polícia recebeu denúncias de que um grupo armado havia ameaçado funcionários da fazenda.
A defesa diz que eles já haviam deixado a área e estavam em uma propriedade próxima, "emprestada" por um vereador da cidade. Os presos responderão por porte de armas (cartucheiras) e podem ser indiciados sob suspeita de formação de quadrilha, entre outros crimes.
(Por Aguirre Talento e Felipe Luchete, Folha de S. Paulo / IHU On-Line, 09/10/2011)