A Agência de Proteção Ambiental dos EUA disse na quinta-feira que propôs mudanças para uma regra que visa cortar produtos químicos que geram poluição das usinas de energia de 27 estados. As mudanças podem resultar em mais poluição, mas manterão os benefícios das medidas de saúde.
As mudanças na chamada Regra Interestadual de Poluição do Ar resultarão no lançamento de 1% a mais de créditos pelo governo para permitir à indústria poluir em dez estados, o que pode levar a 1,3% mais de emissões, afirmou uma fonte da EPA.
No último mês, a EPA derrubou uma regra sobre a poluição de ozônio após os Republicanos e a indústria terem dito que isso reduziria empregos e custaria à indústria bilhões de dólares.
A mudança de quinta-feira foi um ajuste das regras e foi baseada em novas informações sobre os atuais níveis de poluição dos governos locais e estaduais, declarou a EPA.
Os benefícios de saúde da regra não serão mudados, a agência adicionou. “A proposta de hoje manterá os benefícios de saúde significantes da regra – salvando até 34 mil vidas por ano”, disse. A proposta passará por um período de comentários públicos antes que a EPA lance o padrão final.
(Por Timothy Gardner, com tradução de Jéssica Lipinski, Reuters* / Instituto CarbonoBrasil, 07/10/2011)