O vazamento de petróleo causado pelo naufrágio de um cargueiro de bandeira liberiana na quarta-feira ameaça causar um desastre ecológico no litoral norte da Nova Zelândia, advertiram grupos ambientalistas nesta sexta.
As autoridades têm problemas para limpar a mancha de óleo de cinco km de extensão, que já causou a morte de vários animais selvagens, e temem que possa se estender no recife Austrolabo, de grande importância ecológica.
O cargueiro Rena transportava 1,7 mil toneladas de petróleo pesado e quatro contêineres de uma substância tóxica de ferro-silício quando colidiu com um recife, a cerca de 12 km do litoral. Vários navios e equipes estão na área para recolher o óleo e tentar evitar que a mancha aumente de forma significativa, enquanto se espera a chegada de especialistas holandeses para dar sequência à tarefa de extrair o petróleo pesado.
As autoridades já borrifaram uma polêmica substância para dispersar o petróleo, a mesma utilizada no desastre ecológico do ano passado no Golfo do México, sem alcançar os resultados esperados.
(EFE / Terra, 07/10/2011)