Segundo o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), qualidade das terras encontradas é similar à de depósitos de alta qualidade na Austrália
A mineradora Vale descobriu depósitos de minerais de terras raras na mina de cobre de Salobo, em Carajás, no Estado do Pará, com qualidade similar à de depósitos de alta qualidade na Austrália, informa o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).
A Vale, que foi convidada no início do ano pela presidente Dilma Rousseff a explorar a possibilidade de produzir terras raras, está agora prospectando a área em busca de metais usados na fabricação de microchips e no refino de petróleo, disse Roberto Cerrini Villas-Boas, pesquisados do Cetem, que é subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O interesse no desenvolvimento de projetos de minerais de terras raras aumentou a partir de maio, quando a China, maior produtora mundial, decidiu restringir as exportações com vistas a estabelecer um estoque estratégico, disse Mathias Heider, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). "O Brasil tem reservas potencialmente boas de terras raras", observou ele.
Na semana passada, representantes da Vale disseram durante congresso do Instituto Brasileiro de Mineração que haviam sido descobertos elementos radioativos "seguros" em Salobo que poderiam ser classificados como minerais de terras raras, informou o Cetem.
Representantes da Vale no Rio não se pronunciaram sobre o assunto quando procurados pela Dow Jones nesta segunda-feira. As informações são da Dow Jones.
(Por Ricardo Gozzi, Agência Estado, 03/10/2011)