A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai formar um grupo de trabalho para discutir pesquisas sobre fibras aplicadas atualmente na indústria dos produtos de fibrocimento e apresentar novas propostas.
Os produtos de fibrocimento são telhas, caixas d’água e placas compostas de cimento e alguma fibra que podem ser naturais ou artificiais (sintéticas). A fibra natural mais utilizada é a de amianto, mas sua utilização é muito discutida e já foi proibida em 34 países, por ser uma substância nociva à saúde, que pode causar doenças como o câncer.
As fibras sintéticas mais utilizadas são Poli Viníl Álcool (PVA) e Polipropileno (PP), mas são desconhecidas no meio científico, pois não existem estudos sobre a utilização desses produtos.
A proposta do grupo de trabalho é do deputado Domingos Neto (PSB-CE) e o objetivo é fazer pesquisas que aprofundem o conhecimento sobre as fibras naturais e as sintéticas e sobre os males que elas podem causar à saúde. De acordo com Domingos, atualmente, tudo leva a crer que os trabalhadores desse setor e os consumidores dos produtos de fibrocimento estão sujeitos a contrair doenças em um futuro próximo.
“Cabe a esta Comissão de Ciência analisar dados concretos, conversar com possíveis doentes, analisar exames, visitar os ambientes de trabalho, verificar pesquisas e estudos sobre esses produtos utilizados pelo setor do fibrocimento, além de fazer visitas a empresas do setor,” explicou Domingos Neto.
Segundo informou o deputado, o grupo de trabalho apresentará um relatório preciso sobre as consequências pela utilização das fibras no setor do fibrocimento e, se for o caso, vai propor soluções.
A comissão ainda não definiu quem serão os integrantes do grupo.
(Agência Câmara, 03/10/2011)