Os mais renomados programas de pesquisas mundiais, que forneceram grande parte do conhecimento atual sobre mudanças ambientais, resolveram se unir em uma estratégia integrada chamada Iniciativa para a Sustentabilidade do Sistema Terrestre (ESSI - Earth System Sustainability Initiative).
Cientistas de órgãos nacionais representando 140 países e 30 uniões internacionais científicas votaram na quarta-feira e aprovaram a medida, que segundo eles é urgente em vista da necessidade de fornecimento de informações relevantes para o desenvolvimento humano face às múltiplas ameaças ao planeta.
A união foi unanimente aceita durante um encontro do Conselho Científico Internacional (ICSU), com a presença do Conselho Internacional de Ciencia Social, do Fórum de Belmont e vários órgãos das Nações Unidas.
A ICSU declarou que o programa ESSI, com duração de dez anos, será estruturado como uma rede de pesquisas global e inovadora, altamente integrada, flexível e responsável.
A iniciativa será formalmente lançada em dois estágios, primeiramente durante a Conferência Planeta sob Pressão (Reino Unido, entre 26 e 29 de março de 2012) e posteriormente na Rio+20 (Brasil, entre 4 e 6 de junho de 2012). Um grupo de transição elaborará um plano de implementação até novembro de 2012.
(Por Fernanda B. Müller, Instituto CarbonoBrasil, com informações da SciDev.Net, 30/09/2011)