A Comissão Especial sobre Medidas Preventivas Diante de Catástrofes realizará nesta quarta-feira (14) audiência pública para discutir o problema das enchentes em Santa Catarina.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas que atingiram o estado na semana passada afetaram 935.932 pessoas, das quais 159 mil ficaram desalojadas, e 15 mil desabrigadas. Houve prejuízos em 91 municípios, sendo que nove decretaram estado de calamidade pública e 36 estão em situação de emergência. Três pessoas morreram em consequência das chuvas.
Esta semana começou com frio e tempo seco, com o predomínio de sol. Segundo a Defesa Civil, a situação no estado volta aos poucos à normalidade. O tempo bom nas últimas horas facilitou o trabalho das equipes de resgate e, a partir de hoje, os pedidos começam a ser de assistência para limpeza.
O debate foi proposto pelos deputados catarinenses Onofre Santo Agostini (DEM), Luci Choinacki (PT) e Jorginho Mello (PSDB).
Foram convidados:
- o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen;
- o diretor estadual da Defesa Civil, Major Márcio Luiz Alves;
- o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar - Defesa Civil de Santa Catarina, tenente-coronel Carlos Alberto de Araújo.
A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 8.
(Agência Câmara, 12/09/2011)