A subcomissão especial criada para avaliar as condições de saúde do trabalhador realiza hoje (25) audiência pública para discutir casos de intoxicação de trabalhadores por vazamento de cloro na fábrica da Braskem em Maceió (AL). A subcomissão é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família.
O debate foi sugerido pelo relator da subcomissão, deputado Dr. Aluizio (PV-RJ). Ele lembra que ocorreram dois vazamentos na fábrica, ambos no último mês de maio. O primeiro deles, em 21 de maio, teria resultado na intoxicação de 130 pessoas, principalmente crianças e idosos moradores do bairro onde está localizada a fábrica. O segundo vazamento, em 23 de maio, teria atingido cinco trabalhadores da empresa.
Dr. Aluízio afirma que, segunda nota divulgada pela Braskem em 31 de maio, os vazamentos foram eventos atípicos e encontram-se sanados. A empresa informou também que, nos últimos três anos, a unidade de Maceió recebeu mais de R$ 300 milhões em manutenção e investimentos em saúde, segurança e meio ambiente.
“Entretanto, notícias veiculadas pela imprensa, ainda no dia 31 de maio, dão conta de que o Ministério Público do Trabalho solicitou o fechamento da empresa por falta de segurança no trabalho”, diz o parlamentar.
Foram convidados:
- o auditor fiscal do trabalho Elton Machado Barbosa, de Alagoas;
- o perito em acidentes químicos Álvaro Fernandes Sobrinho;
- o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines;
- o diretor industrial de vinílicos da Braskem, Álvaro Cezar de Almeida.
A audiência será realizada às 9h30, no Plenário 10.
(Agência Câmara, 25/08/2011)