Usina Teles Pires será erguida entre Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). Empresa afirma que criará programas para reduzir impacto na região
O Ibama concedeu, nesta sexta-feira (19), a licença de instalação para a construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires. O projeto será executado no rio de mesmo nome, na divisa dos estados de Mato Grosso e do Pará, entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).
O investimento previsto na hidrelétrica é de R$ 3,6 bilhões e sua potência prevista é de 1.820 megawatts (MW). A área inundada, por sua vez, deverá ser de 95 km², segundo o empreendedor.
A usina faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Ela terá cinco turbinas, cada uma com 364 MW - suficiente para abastecer 5 milhões de habitantes, de acordo com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, responsável pela obra.
De acordo com a empresa, os trabalhos devem começar imediatamente. “Equipamentos e pessoal necessários já estão disponíveis no local”, anunciou em nota. A concessionária tem como acionistas a Neoenergia (50,1%), holding do Grupo Neoenergia; a Eletrobras Eletrosul (24,5%), a Eletrobras Furnas (24,5%) e a Odebrecht Participações e Investimentos (0,9%).
A companhia destaca que criou um projeto que contempla 44 programas em diversas áreas - ambiental, social, apoio à infraestrutura local, saúde pública, educação - para reduzir o impacto na nova hidrelétrica sobre a região.
A energia gerada pela Usina Teles Pires irá por uma linha de transmissão com extensão de 7,5 quilômetroas até uma subestação coletora, de onde será distribuída ao Sistema Interligado Nacional.
(G1, com informações da Reuters, 19/08/2011)