A partir desta terça-feira, o período de racionamento de água em Bagé, no Sul do Estado, passará a ser de 12 horas por dia – duas horas a menos do que o registrado atualmente (14 horas). A medida foi anunciada pelo diretor do Departamento de Água e Esgotos do município (Daeb), Kiwal Parera, depois de uma visita às barragens da cidade hoje.
A diminuição deve-se à recuperação dos níveis das barragens com as chuvas registradas na semana passada. A Barragem Sanga Rasa está 5,5 metros abaixo do normal. A barragem do Piraí está 1,9 metros aquém, e a Emergencial está cheia. Apesar da boa notícia, Parera ressalta que ainda deve haver precaução. “Já temos que pensar no abastecimento para o próximo verão”, adverte.
Neste mês de junho, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 116,7 milímetros de chuva, enquanto que a média histórica do mês é 133 milímetros. Nas bacias hidrográficas onde ficam as barragens, a precipitação foi maior. Na localidade do Piraí, foram registrados, até o momento, 207 milímetros, enquanto na Sanga Rasa as precipitações atingiram 147 milímetros.
O racionamento de água em Bagé foi implantado no dia 3 de janeiro. Começou com 12 horas por dia, passou para 13 horas, 14 horas e 15 horas. Na terça-feira passada havia caído para 14 horas. As alterações foram feitas de acordo com os índices de precipitação e os seus reflexos nos níveis das barragens que abastecem a cidade, que tem aproximadamente 114 mil habitantes.
(Correio do Povo, 28/06/2011)