O excesso de veículos transitando por Caxias do Sul levou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Jorge Dutra, a cogitar medidas controversas para o futuro. Ele não descartou a adoção de rodízios de placa ou cobrança de pedágio para circular em determinadas vias. Segundo dados de maio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cidade tem um veículo para cada 1,82 habitante, uma média considerada elevada.
Dutra enumerou ações que podem melhorar o fluxo na cidade. Ele sustenta que a prioridade deve ser o transporte coletivo e o fluxo de veículos, com a possível retirada de estacionamentos e o aumento da frota e das linhas do táxi-lotação. Até o fim do ano, o secretário pretende abrir uma licitação ampliando de quatro para seis o número de linhas e de 21 para 44 o número de azuizinhos na cidade.
Com a nova licitação para a operação da zona Azul, o secretário também pretende aumentar a área coberta pelo serviço. Os motoristas têm encontrado dificuldade para achar uma vaga até em estacionamentos particulares, na área central, em horários de pico.
(Correio do Povo, 28/06/2011)